quarta-feira, 19 de agosto de 2009

COMO SUPERAR A CRISE CONJUGAL

I. Superando as falhas do passado;
A. As falhas na vida conjugal, serão apagadas, quando ocorre o perdão
B. Após ser perdoado devem juntos confessarem a Deus todos estes pecados
C. O perdão divino, ocorre após o perdão humano, Mateus 6.14.4.
II. Depois é só reiniciar uma nova vida, aplicando no dia a dia, Filipenses 3.13.
III. Quais são os sintomas mais comuns?
Silêncio, falta comunicação, (diminuição do diálogo); Descontente com tudo, (nada agrada);Desinteresse pelas coisas do lar e do casamento; Discussões e gritarias sem motivos, (irritabilidade); Críticas injustas, ingratidão; desatenção premeditada em sinal de vingança; Isolamento do cônjuge e se achega mais aos filhos; Ciúmes.
IV. Atitudes fundamentais Intervir quando os primeiros sintomas do mal aparecerem, em hipótese alguma, esperar que a doença fique mais grave.
Não existe efeito sem causa e a causa pode ser você. O diálogo deve ser aberto, franco e sincero. Se existe feridas só irão sarar quando curadas de dentro para fora.
1. Responsabilizar ou jogar toda a culpa no outro, gera discussão e dificulta a solução. Deve haver disposição para reconhecer os próprios erros.
2. Ter a capacidade de constatar os erros cometidos, a humildade de admiti-los e a coragem de se refazer.
3. Falar com sinceridade sobre tal situação ou atitude.
4. Procurar a ajuda de um conselheiro capacitado e de confiança.
5. Tratar de descobrir a causa ou as causas do sintoma.
6. Não depositar toda a culpa sobre a outra pessoa. Cada cônjuge tem responsabilidade sobre seus problemas. Não existe causa que inclua apenas um dos cônjuges. O problema de um, também é problema do outro, Lc 6:41-42.
7. Cada qual deve perguntar-se a si mesmo: Quais são meus defeitos e falhas? Onde estou errado? Quanta culpa tenho do que está acontecendo?, I Co 2:11.
8. Saber perdoar. Quem não sabe perdoar, alem de provar sua pouca inteligência, não sabe amar, é cego e se arrisca a não ser perdoado por Deus, a quem pedimos continuamente misericórdia e perdão, Mt 6:14;18:21,31-35;Mc 11:25,26
9. Pedir desculpas. Nunca o cônjuge é tão grande como quando é humilde. Um cônjuge que sabe pedir perdão, jamais naufragará.
10. Recuperar o verdadeiro sentido do matrimónio. Depois do amor para com Deus, nada existe maior que o amor no casamento, Mt 19:5-6; Ec 9:9; 4:9-12.
11. Aprender uma segunda vez a amar. Saber recomeçar a vida. Aprender a revalorizar a palavra empenhada. O matrimónio é o fruto de dois consentimento, de dois si, de duas palavras dadas.
12. Juntos invocar o auxilio Daquele que pode todas as coisas, Lucas 1.37.II. Em que circunstância a abstenção das relações íntimas é correta ?
A. Quando esta abstenção está de acordo com os preceitos bíblico.
B. Esta separação física, deve ocorrer sempre com um propósito, (I Co 7.5)
C. O tempo deve ser sabiamente estabelecido, para evitar cair em tentação.
D. A abstinência deve obedecer o princípio encontrado em: I Co 7.5.
Vivo sempre buscando aplicar no meu casamento e sei que não é fácil, mas este estudo me ajudou e te ajudará.
DEUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ E NÃO VAI DEIXAR VOCÊ DESISTIR DO SEU CASAMENTO, ore e se posicione! Conte comigo.
Um fraternal abraço Marcielle e família

Nenhum comentário:

Postar um comentário